Pesquise no Blog

Terapia Integrativa Psico-Corporal




  A Terapia Integrativa Psico-Corporal (TI Psico-Corporal) é uma ferramenta muito importante e eficaz no processo de comunicação com o nosso corpo. Através dessa técnica, é possível relembrar fatos traumáticos e conflitantes contidos na psique e no corpo, fazendo também com que possamos buscar uma forma de ressignificar esse conteúdo simbólico, refletindo-se em cura das fobias.
  A cada consulta, o indivíduo vai adentrando seu universo subconsciente, seu universo interior, onde se encontra escondido tudo o que não conseguiu lidar durante sua vida e/ou suas vidas.
  Essa técnica foi desenvolvida e criada por mim, Cristiane P. Cappa, através da minha percepção, sensibilidade e também através da união de vários conhecimentos e teorias que adquiri ao longo dos meus estudos na área terapêutica.
  A TI Psico-Corporal tem como ponto de partida o trabalho de integração entre corpo, mente e espírito. Com ela podemos dissolver os bloqueios energéticos, devolvendo o livre fluxo de energia ao corpo.
  Para dissolver esses bloqueios energéticos, utilizamos alguns recursos dentro da TI Psico-Corporal, entre eles o armazenamento e movimento de energia no corpo por meio de respiração profunda; toques no corpo físico, por meio de pressão, a fim de soltar os músculos e liberar memórias corporais; expressão corporal, através de recursos do psicodrama, entre outros.
  Os bloqueios energéticos impedem que o indivíduo experimente emoções fortes e, portanto, limita e distorce a expressão de sentimentos. Se a energia é retida, ela se transforma e gera pensamentos, sentimentos e atos literalmente distorcidos. De alguma forma, esta distorção fica também visível no corpo. As emoções quando bloqueadas, não são eliminadas porque jamais podem ser completamente expressas.
  A ansiedade e a raiva resultam das inibições das sensações de prazer, e é impossível experienciar livremente o prazer até que a raiva tenha sido liberada.
Um indivíduo só se liberta de uma emoção bloqueada experienciando-a de forma plena.
  E baseado nisso, trabalhamos na TI Psico-Corporal, a revivência dessas emoções, trazendo com isso a possibilidade de compreensão daquele sentimento distorcido, a ressignificação de um fato traumático e com isso a liberação do fluxo energético.
  As defesas psicológicas usadas para lidar com a dor e o estresse, tais como racionalizações, negação e supressões também estão ancoradas no corpo. E é baseado nisso, que na Terapia Integrativa Psico-Corporal, utilizo toques precisos e profundos no corpo, com a finalidade de trabalhar as memórias contidas nele, desbloquear sentimentos e emoções retidas no corpo, liberando o fluxo energético.
  Palavras e idéias podem enganar. Mas o corpo revela a nossa verdade. É o que temos em comum com todos os seres da natureza.
  Durante algum tempo de estudos e experiências com a TI Psico-Corporal, comecei a perceber que à medida que meus clientes passavam pela experiência dessa técnica, ficava mais fácil se livrar de padrões de comportamento e o próprio corpo reagia mais rápido contra a doença física.
  As pessoas que passam pela Terapia Integrativa Psico-Corporal informam um efeito positivo sobre seu humor, energia, pensamento, postura, comportamento e saúde. Isso acontece por meio de expansão da consciência, auto-percepção, ampliação da auto-expressão e do autocontrole.
  As nossas experiências nos estados não ordinários de consciência desafiam os limites de nossa percepção. O que nós podemos experimentar em tais estados, não é limitado às memórias de nossa vida a partir do nascimento e nem ao inconsciente individual.
  As experiências que temos quando estamos inseridos no processo da TI Psico-Corporal, podem nos levar a uma Consciência Maior e Absoluta, diante da dinâmica e da grandeza do Universo.
  O objetivo dessa terapia é resgatar a essência do ser, para que a pessoa seja capaz de vivenciar e expressar, adequadamente, prazeres e dores, alegrias e tristezas, amor e raiva, reconhecer em si luz e sombras, e ter o prazer de estar integralmente em pleno funcionamento interno harmônico.


Para mais informações e agendamento de consultas:
Instituto Corpo e Mente
(19) 3276-1128 / (19) 99197-4877
e-mail: cristerapias@yahoo.com.br / cristiane@institutocorpoemente.com.br
www.cristerapias@yahoo.com.br / www.institutocorpoemente.com.br