Pesquise no Blog

Constelação Sistêmica

As Novas Constelações

A Nova Constelação Familiar
"De onde? Para onde? Para que?
Sabemos quem nós somos? Temos consciência de nós mesmos? Nossa cabeça gira com muitas imagens sobre nossa vida com a ajuda dos quais nós queremos compreender de onde vem a vida? Para que vivemos, o que dá sentido a nossa vida e o que nos espera quando ela termina? Temos consciência disso ou estamos tateando, passo por passo, no escuro?
Nós recebemos respostas sobre isso na Nova Constelação Familiar e assim através dos nossos cursos. Ali o compreendemos de forma clara e o compreendemos juntos.
Por quê? A Nova Constelação Familiar se diferencia de forma fundamental daquilo que muitos ouviram a respeito dela, e daquilo que eles até então conheciam e experienciaram.
O Novo
O que e o novo aqui? O novo quer dizer, que na Nova Constelação Familiar somos levados juntos por forças que vão para muito além da nossa vontade pessoal e suas respectivas intenções. Elas nos levam para além daquilo que vivenciamos como problemas ou doenças e infortúnio, os quais vivemos pessoalmente ou nas relações e na nossa consciência e o que nós procurávamos resolver e superar do nosso jeito com nossa consciência disponível até agora.
Esta consciência atua além do nosso Eu. Assim, nesta Constelação Familiar, nós temos que deixar o nosso Eu e aquilo que tentávamos conseguir, para trás. Isto vale para o cliente, que procura por ajuda, e para o constelador. Ambos se rendem a um movimento que os atinge desde um outro lugar e de forma irresistível. Ao mesmo tempo este movimento atinge para além do constelador e o cliente todos aqueles que estão no grupo no qual acontece a constelação, da mesma forma.
Aqui se monstra: esta outra consciência é uma consciência universal que compreende a todos os participantes, e de uma forma útil leva cada um para além dos seus respectivos limites que haviam até então na sua consciência.
A Nova Constelação Familiar em detalhes
Agora você com certeza está esperando pela resposta de como esta outra constelação acontece em detalhes. A Nova Constelação Familiar leva o que já se mostrou no início da Constelação Familiar para adiante. Isto é, assim que alguém é escolhido para representar o cliente ou um membro da família de origem ou atual, ele (ela) de repente se move e se sente como se fosse levado(a) pela pessoa que ele (ela) representa sem saber de nada dela. No entanto o constelador às vezes intervinha no início. Isso começava com a pergunta ao cliente sobre o seu assunto e depois tentando encontrar uma solução para este, como era de costume na psicoterapia. Por isso o cliente decidia se certa forma tanto sobre a origem do assunto do qual se tratava, como também sobre a direção que a constelação deveria tomar. Ao mesmo tempo ele estabelecia o que o constelador deveria observar se este oferecia uma constelação para tal problema. Assim o constelador se movia dentro dos limites da psicoterapia. Era ele que seguia o cliente e deixava para este a liderança até certo ponto. Tudo isso já é conhecido e compreendido pela maioria.
É diferente no caso da Nova Constelação Familiar. Nós também perguntamos o cliente às vezes sobre o seu assunto, porém sem segui-lo em detalhes. Isso serve mais ao grupo para que ele entenda que nós deixamos o cliente falar para que ele possa sentir que o seu assunto seja incluído.
O novo procedimento
O que então é o novo procedimento na Nova Constelação Familiar em detalhes?
Dois tipos de procedimento se oferecem, com os quais o constelador se conecta com esta outra consciência de uma maneira especial.
O primeiro tipo podemos observar e vivenciar com Bert Hellinger. O segundo tipo com Sophie Hellinger.
Bert Hellinger pede, por exemplo, ao cliente de se sentar ao seu lado. Ele se conecta, muitas vezes sem olhar para o cliente. Ele entra no presente deste, em sintonia com uma outra consciência, da qual ele recebe depois de algum período uma palavra ou frase curta. Esta palavra ou frase curta é dita por ele ao cliente e ele pede a este de repetir internamente esta palavra ou frase. De repente este é levado por um movimento interno, por exemplo, quando ele começa a soluçar. Depois de um tempo, Hellinger o pergunta como ele está e se ele ainda espera algo dele. Muitas vezes o cliente diz que recebeu o que o ajudará para frente. Bert Hellinger libera o cliente sem que este disse, sobre que se tratava o seu assunto no início e sem que seu assunto tivesse que ser tratado através de uma constelação. Tudo ocorreu em sintonia com uma outra consciência.
Assim vem à tona que esta frase se tornou significante além do cliente para todos os participantes no grupo, respectivamente, de uma maneira própria, assim que através dela eles também sentiam uma indicação e ao mesmo tempo coragem e força para dar espaço para esta frase em suas vidas.
Se monstra assim que estas frases vêm de uma sintonia com uma consciência que abrange a todos da mesma forma, assim que eles experimentam serem tocados diretamente por ela e levados de forma curativa.
Sophie Hellinger é conduzida e levada de outra forma por esta consciência. Assim que um cliente se senta ao seu lado, ela sente no próprio corpo o que se passa no corpo do cliente. Por exemplo, de que doença ele sofre, mas também o que ainda espera por uma solução dentro da sua família de origem e nas relações atuais. Além disso ela consegue ler o que acontece nos seus pensamentos e quais sentimentos o afligem. Por isso ela pode falar diretamente o que ele precisa resolver sem que uma constelação seja necessária.
As Constelações
Enquanto isso você deve estar se perguntando: Onde é que ficam as constelações? Elas ainda servem?
Elas servem, porque servem tanto para o cliente quanto para os participantes do grupo que se inscreveram e se prepararam para um curso com a expectativa de haver constelações. As constelações principalmente tornam visível quais emaranhamentos com outras pessoas de nossa família levaram às dificuldades ou dissonâncias nas nossas relações. Neste modo as constelações continuam como um caminho certo para reconhecer de quem ou de que temos que nos separar e quais despedidas se fazem necessárias, para que possamos encontrar nosso Ser inicial e o Novo que nos espera. Entretanto essas constelações acontecem de forma diferente do que muitos esperam. Porque nelas agem forças criadoras, que tomam a direção de uma maneira que nos surpreende.
Como é que as forças criadoras aparecem? Como que elas tomam a direção de uma maneira que nós somos levados para áreas que até então eram fechadas para nós? Por exemplo, o constelador escolhe uma representante para a doença de um cliente sem que ele tivesse se informado de que doença se trata. Nem ele nem a representante sabem de que se trata. Ambos deixam se mover por outras forças sábias, sem próprias intenções e sem o próprio conhecimento. Dos movimentos da representante resultam os próximos passos, por exemplo, se outros representantes precisam entrar. Via de regra se monstra que uma doença representa uma pessoa que foi empurrado para o pano de fundo, ou rejeitado no coração do cliente ou de sua família. A cura acontece quando os excluídos ou esquecidos encontram o caminho para o nosso coração e para a nossa família.
Mas a Nova Constelação Familiar é mais que um método. Para transmitir isso de forma abrangente ou compreendê-lo na sua profundidade e assim efetuar algo fundamentalmente curativo, precisamos da sintonia com aquilo que está atrás de tudo que é. A sintonia através de uma consciência que atua desde um outro lugar, quando nos deixamos ser levados por ela.
Homem e Mulher juntos
Algo a mais deve se considerar. Sophie e Bert têm insights que estão amplamente ligados com o fato dela estar aberta como mulher e Bert como homem. Seus insights lhe são transmitidos como homem, e os dela, porque ela estava aberta como mulher para eles. Por isso eles se complementam como homem e mulher. Bert permanece com seus insights e suas aplicações um homem em todos os sentidos. Assim muito permanece misterioso para ele, para onde Sophie é levada como mulher, e vice-versa. Eles trabalham juntos como homem e mulher, ambos dependendo do outro e estando ao lado do outro, sem desejar ou ambicionar, o que é essencialmente do homem ou da mulher, algo para si mesmo. Isso então é mais um aspeto que experienciamos na Nova Constelação Familiar. Assim como cada um, como homem ou mulher, permanece imperfeito, assim nós também permanecemos, se nós fazemos a experiência unicamente como homem ou mulher levados por esta consciência que abrange a tudo. A vida necessita de ambos. A nossa consciência necessita de ambos. O nosso sucesso necessita de ambos – e assim também a constelação familiar."
                              ____________________***____________________


Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

 Constelação Sistêmica é uma abordagem fenomenológica terapêutica, fundamentada nas descobertas do filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que estudou e percebeu os profundos laços que unem uma pessoa à sua família (inclusive às gerações mais longínquas), ajudando a resolver as tensões pendentes no sistema familiar.
   Bert Hellinger redescobriu durante o seu trabalho com sistemas familiares, que o reconhecimento do amor que existe no seio das famílias comove as pessoas e muda suas vidas, pois um amor rompido em gerações anteriores pode causar sofrimentos aos membros posteriores de uma família e o processo de cura exige que os primeiros sejam relembrados. O Sistema Familiar não permite exclusões de nenhum membro.
   Da mesma maneira como esta abordagem terapêutica tem trazido luz aos relacionamentos familiares, também tem sido útil para empresas e organizações, que por representarem um grupo organizado de pessoas, tornam-se um sistema. Por meio das constelações organizacionais se tornam visíveis soluções para um sistema com “problemas”.
  Esse trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou em workshops. Tanto para a Constelação Sistêmica Familiar / Organizacional em grupo ou individual, o resultado é o mesmo.
   Através dos workshops de Constelação é possível explorar essas dinâmicas familiares e transformar o amor mal direcionado em uma força que cura, trazendo a tona uma profunda compreensão de si mesmo, do poder do amor e das forças que governam os relacionamentos humanos.
  Com o apoio e participação dos representantes, o cliente acompanha a constelação através dos movimentos e depoimentos deles, pois eles, terão a oportunidade de experimentar, sensações físicas e emocionais diferentes conforme o desenvolvimento do trabalho. Assim, como um espectador, terá uma visão privilegiada das causas e soluções para a sua questão.
   Existe uma dinâmica silenciosa e sutil atuando sobre todo sistema familiar e organizacional, em sua história, em seus acontecimentos, em sua cultura e linguagem própria. Essa dinâmica atua sobre todo e qualquer sistema, e segue leis próprias as quais Bert Hellinger observou em seu trabalho fenomenológico. Quando tais leis são desobedecidas, ignoradas ou rompidas, geram maior "tensão", “pressão”, “peso”, sobre o sistema, sobrecarregando as relações dos membros. Tal tensão pode recair mais sobre um membro específico do sistema, adoecendo-o ou conduzindo a um tipo de escolha, crença, postura e/ou comportamento. Quando membros de uma geração da família deixam situações por resolver, membros das gerações posteriores podem inconscientemente assumir a responsabilidade de reestabelecer a "ordem" nesta família, trazendo à tona problemas e/ou dificuldades pelos quais não são responsáveis.
   Na constelação se olha para este sistema e para a posição e postura de cada membro e como tais interagem sobre e entre si, buscando, por meio de gestos, reposicionamentos e falas, alcançar a leveza e ordem, perdida no sistema.
  Através da linguagem corporal e de frases sugeridas pelo terapeuta constelador, é possível trazer para a luz o que antes se encontrava escondido, deixando a pessoa com a sua própria responsabilidade e no lugar que lhe corresponde exatamente na família, restabelecendo a ordem do amor, rompendo a cadeia de destinos guiados pelo sofrimento.


Com a Constelação é possível trabalhar diversos temas, entre eles:

* Relações familiares;
* Acontecimentos familiares marcantes (doenças, mortes precoces, abortos, suicídio, assassinatos, perdas, adoções, etc)
* Conflitos profissionais e questões empresariais (recolocação profissional, dificuldades na área profissional, conflitos com chefes e colegas de trabalho, mudança de carreira, abertura de empresa, fracasso, falência de empresa, perda financeira...)
* Problemas de saúde e vícios (Depressão, Câncer, Dores crônicas, Obesidade, Acoolismo, Tabagismo, Drogas, entre outros)


Numa Constelação pode-se participar como:

Cliente: que é chamado de constelando, o qual leva um tema especifico para ser trabalhado;

Representante: é aquele que representa um membro do sistema. Ser escolhido como representante pode o levar à vivência de situações que causam diversas percepções de semelhanças com o seu próprio sistema, desencadeando também um processo de cura;

Observador: o simples fato de estar presente e observar o trabalho desenvolvido pode desencadear um processo de cura;

   Através da Constelação é possível identificar e trazer solução para esses emaranhamentos dos sistemas familiares, que podem ser os causadores de muitas dificuldades, doenças, problemas de relacionamentos, depressões, dificuldades profissionais, fracassos, etc, em nossas vidas.

   Se você sente que é o momento de constelar o seu sistema familiar ou organizacional, nós agendamos um workshop para você!


Mais informações e agendamentos de sessões individuais e workshop:

(19) 3276-1128 / (19) 99197-4877

Consteladora: Cristiane P. Cappa

e-mail: cristerapias@yahoo.com.br / cristiane@institutocorpoemente.com.br

                            ____________________***____________________





                             ____________________***____________________















____________________***____________________


____________________***____________________



____________________***____________________

Através das Constelações, podemos reconhecer e olhar para as nossas necessidades interiores e tomar para nós a parte que nos cabe carregar.



Mais informações e agendamentos de sessões individuais e workshop:
(19) 3276-1128 / (19) 99197-4877

Consteladora: Cristiane P. Cappa

e-mail: cristerapias@yahoo.com.br / cristiane@institutocorpoemente.com.br


____________________***____________________



Você tem laços?



____________________***____________________




Pais e Filhos




   São os filhos que precisam dos pais, e não o contrário. Quando essa ordem é invertida, começam os problemas familiares.

Nas constelações percebemos que essa inversão de papéis faz com que os filhos passam a se responsabilizar pela “felicidade dos pais”, e isso acontece muitas vezes de forma inconsciente.

   Quando os pais brigam, ele se coloca obediente para um dos pais e tenta criar uma reconciliação, ou fica doente para que os pais se unam cuidando dele.
    A "criança inconscientemente" diz “eu vou no seu lugar” ou “eu sofro por você”. 


Conhece alguém assim???
A Constelação Sistêmica pode ajudar a restabelecer a ordem no sistema familiar.


____________________***____________________


Constelação Sistêmica X Desemprego



(Constelações na esfera Organizacional e Profissional)


   Apesar de muito esforço e dedicação, muitas pessoas relatam dificuldades de encontrar um bom emprego ou até mesmo algum emprego.

Nem sempre esse fato está relacionado a um bom currículo, aparência ou uma boa formação. Muitas vezes o que dificulta esse caminhar está invisível aos nossos olhos.

   Com as Constelações, é possível trazer para a luz e liberar tudo o que está oculto e que nos impossibilita de seguir adiante e com isso pode-se finalmente encontrar a solução, uma boa colocação.

   Dessa forma o constelando fica com uma "imagem" clara da sua situação atual, da possível solução e do caminho que deve percorrer para chegar até ela.
Temas que podem ser trabalhados na esfera Organizacional e Profissional: 

  • Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas; 
  • Decisões, escolhas, postura profissional; 
  • Abertura de empresa; 
  • Falência de empresa; 
  • Fracasso X sucesso; 
  • Perda financeira;
  • Conflitos, Divergências, Rupturas; 
  • Dificuldades financeira; 
  • Dificuldades na liderança; 
  • Mudanças de carreira; 
  • Recolocação profissional; 
  • Encontrar um bom lugar na empresa; 
  • Compreender a sua posição na organização / empresa; 
  • Encontrar o equilíbrio entre a vida privada e profissional.

____________________***____________________




Aceitar os nossos pais, assim como são... 




  •   "Aceitando os nossos pais como são, aceitamos também a plenitude da vida, tal como ela é."

      Como é a sua relação com a vida? Como é a sua relação com seus pais?

      Alguns filhos fecham-se aos seus pais e sentem-se vazios e empobrecidos.

     Se a sua vida não está fluindo como você gostaria, talvez você possa compreender e encontrar a solução através da Constelação Familiar! 

    ____________________***____________________


    Constelação Sistêmica X Depressão 


       Muitas doenças são sistêmicas e estão envolvidas em dinâmicas familiares que buscam, inconscientemente, um equilíbrio perdido, pelo desrespeito às Ordens Sistêmicas.
       Segundo Hellinger, o depressivo se recusa a aceitar o que os pais deram. A falta de afeto, de incentivo, apoio, colo e presença, pode gerar muitas cobranças e conflitos emocionais. A sensação de vazio e de paralisia demonstra que, em algum aspecto, a vida não foi aceita, não foi tomada dos pais. Dessa forma a energia fica direcionada para manter os conflitos emocionais vivos, ao invés de fluir naturalmente para a criatividade, trabalho, prazer e boas relações.

      Constelar é uma possibilidade de encontrar esse equilíbrio perdido e redirecionar a energia para o fluir natural de uma vida mais saudável e feliz.

    ____________________***____________________


    "Somente quando eu me permito uma mudança de visão em relação a minha mãe, somente então eu posso ser levado passo por passo para as ligações subjacentes em tudo e também reconhecê-las. Pobreza e riqueza, abundância e falta em todas as relações são sujeitos a esta lei." 
    Hellinger

    ____________________***____________________